Gleisi Hoffmann destaca papel de Lula no empoderamento feminino

Imagem do presidente Lula ao lado da ministra Gleisi Hoffmann

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, reforçou que Lula é o líder que mais promoveu o empoderamento feminino no Brasil. Sua declaração veio após uma polêmica gerada por um comentário do presidente sobre a nova ministra da articulação política.

Declaração de Lula e Repercussão

Durante um evento no Palácio do Planalto, Lula afirmou que escolheu uma "mulher bonita" para estreitar o diálogo com o Congresso. O comentário, feito diante dos presidentes da Câmara e do Senado, fazia referência a Gleisi Hoffmann, que assumiu recentemente a Secretaria de Relações Institucionais no lugar de Alexandre Padilha. A declaração gerou incômodo em parte da equipe presidencial, segundo a colunista Ana Flor, do g1.

Confira a declaração que causou a polêmica.


Gleisi Hoffmann sai em defesa de Lula

Apesar das críticas, Gleisi defendeu Lula, afirmando que ele tem um histórico sólido de apoio às mulheres. Ela destacou que o presidente foi um dos principais responsáveis pela eleição de Dilma Rousseff, a primeira mulher a ocupar a Presidência do Brasil, e que, atualmente, 10 dos 38 ministérios do governo estão sob comando feminino. 

Rejeição a ataques políticos

Em uma postagem, Gleisi repudiou ataques de opositores, classificando-os como "machistas e misóginos". Segundo ela, a intenção é desmoralizar Lula com críticas oportunistas, ignorando os avanços promovidos por ele na inclusão das mulheres na política.

"Vocês esquecem dos vídeos e entrevistas onde Bolsonaro atacou mulheres, incentivando a violência política? Respeitem a inteligência do povo brasileiro", declarou.

Confira a declaração da ministra.


Impacto e debate político

A polêmica reforçou o debate sobre a participação feminina na política e o peso das palavras dos líderes. Enquanto opositores criticam a declaração de Lula, seus aliados destacam as iniciativas do governo para ampliar a presença feminina no poder.